A trilha da lagoinha do leste é uma das trilhas mais famosas da cidade de Florianópolis. Essa trilha é um dos acessos a praia que leva o mesmo nome — o outro acesso é pela trilha da praia do matadeiro —. Apesar de ser uma praia isolada da civilização e sem infraestrutura, ela é muito procurada por surfistas.
Além da praia, o que torna essa trilha tão famosa é a vista panorâmica que temos de todo o lugar lá do alto do morro da coroa. Mais do que a vista, do alto do morro é possível tirar fotos bem bacanas, pois há diversos pontos para se fazer fotos dos mais variados ângulos. Provavelmente você já viu alguma foto desse lugar antes mesmo de saber direito de onde se tratava.
Podemos dividir essa trilha em duas partes. A primeira parte é o trajeto entre o início da trilha no Pântano do Sul até a chegada a praia. A segunda parte, partindo da praia até o alto do morro da coroa.
Onde começa a trilha
A trilha se inicia ao fim da rua Manoel Pedro Oliveira, à esquerda. Essa rua fica localizada as margens da SC 406, cerca de 500m antes de chegar na praia do pântano do sul, bem fácil de se localizar.
Há diversos estacionamentos no local e no dia que frequentei estavam cobrando 10 reais a diária, incluso uma ducha para quem quiser tomar depois de curtir a praia e a trilha. É possível estacionar de graça nas ruas aos arredores da praia porém é difícil achar uma vaga disponível, pois não são muitas.
Primeira parte da trilha da lagoinha do leste
Essa primeira pernada da trilha é bem tranquila e fácil. Apesar de ter que subir até o topo do morro e descer novamente até a praia. Toda a trilha é bem preparada, havendo em grande parte do caminho, degraus feitos de madeira ou de pedra. Dessa forma, facilitando a ida até a praia, mesmo para quem nunca fez uma trilha antes.
O tempo de duração da caminhada até a praia dura em média 1h se for em um rítmo bem tranquilo, sendo possível fazer em bem menos dependendo do seu preparo físico.
A praia
Como já havia comentado, a praia em si não tem infraestrutura, não espere encontrar banheiros, lanchonetes etc. Traga com você um lanche leve e água, e claro, não se esqueça de recolher o seu próprio lixo, a natureza agradece.
Segunda parte da trilha da lagoinha do leste
Ao chegar na praia, do lado esquerdo já se encontra o ínicio da trilha até o topo do morro da coroa. Essa é a pior parte, pois a subida é bem ingrime e não tem degraus como na primeira parte da trilha.
Apesar de não ser díficil, ela é cansativa e também tem que tomar cuidado para não escorregar nos cascalhos. Essa segunda parte talvez não seja muito recomendado para quem esteja com crianças ou pessoas de mais idade, ou pelo menos deva redobrar a atenção.
Por fim, ao chegar no alto do morro, a trilha da lagoinha do leste está concluída. Agora é so curtir a paissagem e recuperar o fôlego para voltar. Confira abaixo algumas fotos da visão lá do alto do morro.
Confira também:
- Roteiro de viagem Gramado e Canela
- Benefícios do cartão de crédito para sua viagem
- As principais atrações de Bangkok
- Conheça o templo branco e azul na Tailândia
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.