Gramado e Canela, duas pequenas cidades localizadas na serra gaúcha, a mais de 120 km de Porto Alegre. Como elas atraem tantos turistas do Brasil inteiro? Nesse post eu preparei um guia prático com as principais atrações e como foi minha passagem por lá afim de entendermos o porque de tanto sucesso.
Apesar de pequenas, Gramado e Canela apresentam uma estrutura turística muito a frente de grande parte das cidades brasileiras. Ambas são separadas por apenas 7 km, porém ligadas pela avenida das hortênsias, aonde se encontram grande parte das atrações da região. Você mal percebe quando está saindo de uma cidade para outra.
A grande migração de italianos e alemães para a região influenciou diretamente em vários aspectos região. Principalmente na sua culinária e arquitetura tipicamente germânica, que somados ao clima da serra, atrações para todos os gostos e idades, fazem da região um dos destinos mais charmosos do Brasil.
O que fazer em Gramado e Canela:
Dia 1
Iniciando pela região central de Gramado, é possível conhecer essa parte toda a pé. Além de economizar dinheiro, já vai desfrutando de todo o charme que cidade oferece. Na Avenida Borges de Medeiros, começamos pelo Palácio dos Festivais, aonde é realizado o tradicional Festival de Gramado (Festival de Cinema Brasileiro e Latino). Logo a sua frente, se encontra a Rua Coberta, um dos pontos mais famosos da cidade, aqui se encontram diversos restaurantes, barzinhos e lojinhas. Mais a frente, temos a Paróquia de São Pedro, construída com aproximadamente 78 mil pedras basálticas e ao seu lado a Fonte do Amor Eterno, onde os casais colocam um cadeado simbolizando o seu amor eterno.
Seguindo pela Av. Borges de Medeiros por mais algumas quadras, você encontra a Praça das Etnias, representando todos os povos que colonizaram Gramado. Dentro da praça, tem a Casa do Colono, aonde diversos produtos feitos artesanalmente por colonos locais são vendidos.
Em frente a praça das etnias se encontra outro ponto famoso da cidade, a Rua Torta, que numa pegada mais simples lembra a Lombard Street em São Francisco nos EUA.
Um pouco mais a frente, na mesma avenida, se encontra o Lago Joaquina Rita Bier. Mas antes de conhecer o lago, siga pela rua Horácio Cardoso por uns 250m até o Mini Mundo, pois o horário de visitação se encerra as 17h, já o lago não tem horário de fechamento.
O Mini Mundo é um parque com replicas fieis de construções de várias partes do mundo em uma escala 24x menor que a real. Foi um dos passeios que mais gostei de Gramado, com certeza você passará algumas horas lá dentro observando cada detalhe.
Voltado ao Lago Joaquina Rita Bier, você poderá terminar o dia fazendo uma caminhada ao seu redor. Caso esteja na cidade no período do Natal Luz, o lago provavelmente estará cercado, por causa do espetáculo Illumination que ocorre lá durante essa época. Se desejar ver o espetáculo, o que eu aconselho, você deverá comprar seu ingresso com antecedência, principalmente os mais baratos, pois eles esgotam rápido.
Dia 2
A partir do segundo dia os passeios começam a ficar mais distantes, e fazer a pé fica inviável. Quando visitei Gramado em 2016, a cidade ainda não tinha uber, e taxi era bem difícil de conseguir, a melhor maneira de se locomover (caso você não esteja de carro) entre os pontos turísticos é comprando o ticket do ônibus turístico. É um ônibus Hop on Hop off, no qual você pode subir e descer dele quantas vezes quiser no dia. A frequência dos ônibus é boa e você não ficará muito tempo esperando por um passar. Você pode comprar o seu ticket no site da bustour clicando aqui, podendo comprar ele para quantos dias forem necessários.
Com seu ticket na mão, saia cedinho do seu hotel e corra para o ponto de embarque mais próximo. Se tiver mais de um ponto, certifique-se de pegar o que estiver indo sentido Canela. Embarque e siga até o ponto em frente ao Reino do Chocolate – Caracol Chocolates e lá desembarque.
Mas porque desembarcar aqui? Bom, apesar de haver muitas atrações dos dois lados da avenida hortênsia, o ônibus vai seguindo as paradas em uma certa ordem. Caso queira visitar uma atração que esteja do lado oposto ao qual você estiver seguindo, o ônibus só vai parar lá na volta. A ordem das paradas dos ônibus é sempre essa da imagem abaixo. O ponto inicial fica no centro de Canela.
Lembra que falei para descer no Reino do Chocolate – Caracol Chocolates? Descendo ali você terá um combo de atrações e de quebra já poderá pegar do outro lado da avenida, o ônibus de volta para Gramado quado terminar os passeios ali. Otimizando assim seu tempo e deixando para fazer Canela em um outro dia.
Se você quiser aproveitar que desceu ali, já pode visitar o Reino do Chocolate – Caracol Chocolates, que é uma fabrica de chocolates com uma temática de floresta. Eu particularmente não fui, mais por uma questão de tempo, mas caso tenha interesse e tempo, vale a pena conferir.
Saindo do Reino, ande uns 300m sentido Canela e você verá do outro lado da rua o Museu de Cera. Em umas 2 horas, você consegue ver bem tranquilo tudo o que tem lá. Em seguida, acoplado ao próprio museu de cera, se encontra o Harley Motor Show. Um bar temático com várias motocicletas da Harley-Davidson. 1 hora é o suficiente para conhecer e tirar umas fotos.
Duas quadras atrás do Museu de Cera, tem a Fabrica de Chocolates Lugano, onde se encontra uma loja de chocolates temática. É possível visitar a produção de chocolates, e de quebra, ao fim do tour fazer uma degustação. Fique atento ao horário de visitação da produção que é apenas aos dias de semana das 8:30 às 11:30, e das 13:30 às 17:30. Como eu fui num domingo, só pude ver a fabrica por uma “vitrine”.
Saindo da fabrica, volte para a avenida das hortênsias, espere o ônibus sentido Gramado. Próxima parada, Super Carros, lá você verá diversos carros super esportivos de diversas marcas. Como por exemplo, Ferrari e Lamborghini. Se quiser poderá até dirigir eles, na época os preços variavam de R$ 150,00 a R$ 1.000,00, dependendo do carro e do trajeto que você for fazer.
Para quem curte carros antigos, saindo do Super Carros, você pode ir até a próxima parada. O Hollywood Dream Cars. No local há uma vasta coleção de carros antigos de diversas marcas, sendo alguns bem raros que você só encontrará lá.
Para Finalizar o dia, pegue novamente o ônibus e siga até o Lago Negro. O lago tem esse nome por causa das arvores que foram plantadas ao seu redor que vieram importadas da floresta negra na Alemanha. Um lugar muito bonito para passear e caso queira, andar de pedalinho curtindo a paisagem.
Dia 3
Snowland é o maior parque de neve indoor das Américas. Por ser um pouco afastado da cidade, grande e com diversas coisas para se fazer, recomendo passar o dia todo para poder aproveitar bem. Mesmo afastado, há um ponto do ônibus turístico em frente. Chegue cedo para evitar filas.
O complexo é dividido em três setores. O Vilarejo Alpino, aonde se encontram diversas lojinhas e uma pista de patinação no gelo enorme.No vilarejo, a temperatura ambiente é de 15ºC. No Mirante Bela Vista estão os restaurantes e lanchonetes além de uma vista de toda a montanha de neve. A Montanha de Neve é sem dúvida a principal atrativo do local. Lá a temperatura é negativa, -5ºC, e as principais atrações são: ski, snowboard e tubing (boia gigante) além de um café onde é vendido bebidas quentes.
As roupas para entrar na Montanha de Neve são fornecidas pelo parque e estão inclusas no valor do ingresso, salvo os equipamentos de ski e snowboard que são alugados a parte. Caso deseje fazer aulas, agende com antecedência, pois as vagas são limitadas.
Dia 4
O quarto dia é dedicado a cidade de Canela. Pegando novamente o ônibus sentido Canela, desembarque em frente ao Mundo a Vapor. Sua fachada é um dos cartões postais da cidade. A locomotiva caída, representa um acidente que ocorreu em Paris no ano de 1895, aonde uma locomotiva desgovernada cruzou a parede da estação de Montparnasse.
Além da fachada, o Mundo a Vapor é um parque temático que você encontrará diversas réplicas em miniatura e que funcionam de verdade, como por exemplo:
- Usina Termoelétrica.
- Usina Hidrelétrica.
- Olária,
- Fabrica de Papel.
Seguindo agora para o centro de Canela, temos a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como a Catedral de Pedra. Com seu estilo gótico, 12 sinos de bronze e mais de 65 metros de altura.
A maioria dos passeios ficam distantes do centro de Canela. Novamente pegamos o ônibus e vamos até os Bondinhos Aéreos – Parque da Serra. Nele se tem uma ótima visão da cascata caracol. O parque é dividido em três estações.
- Estação Central: Aonde os turistas embarcam, ponto de partida para as outras duas estações.
- Estação Animal: É a estação mais alta, nela você percorre uma pequena trilha ecológica em meio a natureza aonde mostram os animais que habitam na região. Finalizando a trilha, encontram-se as esculturas que falam, que são animais talhados em madeira, que ao interagir com eles esfregando um pedaço de madeira, um som semelhante ao original é emitido pelos animais.
- Estação Cascata: Ultima parada dos bondinhos, se encontra na parte baixa do parque. Lá fica o mirante para observação da cascata caracol.
Próximo aos bondinhos, temos o Parque Estadual do Caracol. Uma reserva estadual onde sua principal atração é a cascata que leva o mesmo nome. O parque conta também com diversas trilhas ecológicas, mirante para observação, elevador panorâmico e um trenzinho que te leva a vila dos imigrantes, uma mini cidade, construída para representar como viviam os imigrantes italianos. Para quem gosta de caminhar tem a Escada da Perna Bamba, com seus 730 degraus, que te leva a parte inferior da cascata.
Para os amantes de frio ou quem deseja experimentar uma sensação abaixo de 0 graus, o Mundo Gelado do Capitão, nossa próxima parada, pode ser uma experiência e tanto. Lá você encontrará diversas esculturas de gelo, além de cama, sofá e até uma privada de gelo. Há também a replica de um mamute congelado. Como a temperatura lá dentro pode chegar a -25ºC, recomendo ir de calça e tênis, pois a manta que você recebe para entrar no lugar não cobre da canela para baixo.
Finalizando o dia, o Parque Play House Florybal. Nele você encontrará o território dos horrores, aonde você passará por alguns caminhos com cenários de filmes de terror. Eu particularmente achei bem fraco e é bem rapidinho, não vale os R$15,00 cobrados.
A grande atração do lugar sem dúvidas é a pista de patinação de chocolate. Mas não se anime, porque não é comestível, mas vale a tentativa de patinar nele.
Outros Passeios
Parque Terra Mágica Florybal: Eleito pelo TripAdvisor como um dos melhores parques temáticos do Brasil, conta com mais de 40 atrações e mil esculturas.
Vale dos Dinossauros: Parque que conta com dinossauros que se movem e emitem sons. Você entra no parque em um ônibus caracterizado e já se sente dentro do filme parque dos dinossauros.
Alpen Park: Parque de diversões com diversas atrações, como montanha-russa, tirolesa, trenó alpino, quadriciclos, entre outros.
Mundo Encantado de Gramado: Atração que mostra réplicas históricas de Gramado em miniatura, incluindo moinhos e trens.
Aldeia do Papai noel: Único parque natalino da América do Sul, com atrações como a casa do papai noel, fabrica de brinquedos, árvore dos desejos, entre outras.
Quando Visitar
A alta temporada na cidade é nos meses de inverno, porém com a popularização do Natal Luz entre os meses de novembro e janeiro, a região conta agora com dois períodos onde o fluxo de turistas é grande. Portanto, se quiser economizar com hospedagem e até a entrada de algumas atrações, o melhor é fugir desses períodos de alta temporada. Entretanto, recomendo a ida em janeiro, pois você ainda aproveitará o Natal Luz e a quantidade de turistas já deu uma boa diminuída. Sendo possível encontrar preços melhores nas hospedagens.
Quanto Tempo Ficar
Para conhecer Gramado e Canela, acredito que o minimo de quatro dias para visitar as principais atrações, mas acredite, vai dar vontade ficar muito mais. Caso deseje incluir mais atrações além das citadas aqui, diria que de seis a sete dias para desfrutar bem das duas cidades. Se for visitar outras cidades vizinhas como Bento Gonçalves e Nova Petrópolis, por exemplo, ou fazer o passeio de trem e visitar as vinícolas, acrescente pelo menos mais um dia para cada cidade.
Aonde se Hospedar
A rua principal de Gramado é a Avenida Borges de Medeiros. Como a cidade é pequena e a maioria dos restaurantes e hotéis se encontram ao seu arredor. Procure por hospedagens próximas e você estará bem localizado.
Como Chegar
Gramado e Canela não tem aeroporto, sendo possível chegar unicamente por estrada, via carro, ônibus ou van. Os aeroportos mais próximos são o de Caxias do Sul e Porto Alegre. Como Porto Alegre recebe vôos de diversas cidades do Brasil, mostrarei como ir do Aeroporto Salgado Filho até Gramado.
Carro Alugado
Ao desembarcar no aeroporto e for alugar um carro, verifique se a empresa atende também em Gramado ou Canela. Caso queira devolver o veículo ou tenha algum problema com o mesmo, poderá realizar a troca sem mais problemas.
As principais rodovias de acesso são a RS-373 e RS-115. Mesmo a distância pela RS-373 sendo mais curta, os dois caminhos acabam levando quase o mesmo tempo pois a estrada é pior e mais sinuosa.
Ônibus
Para quem viaja sozinho é a maneira mais econômica. A empresa Citral tem ônibus que sai diretamente do aeroporto para Gramado e Canela de hora em hora. O embarque ocorre no terminal 1, 2º piso, junto a portão de acesso ao edifício garagem. O desembarque é na rodoviária de Gramado ou Canela. O retorno também ocorre a partir da rodoviária de Gramado ou Canela. O trajeto leva em média 2h30min. Quando for retornar para Porto Alegre, sugiro voltar com no mínimo 4h de antecedência, afim de evitar imprevistos e não correr o risco de perder seu voo.
Transfer
É a maneira mais comoda para fazer esse trajeto. O transfer o levará do aeroporto até o seu hotel. Para voltar o transfer novamente te buscará no hotel no horário agendado, te deixando no terminal de embarque do aeroporto. Dependendo da quantidade de pessoas que estiver viajando com você, o transfer privativo pode sair bem em conta. Uma das empresas que fazem esse transfer é a Brocker Turismo.
Ficou com vontade de conhecer Gramado e Canela? Se já foi, conhecia todos esses lugares? Caso tenha ido em alguma atração não listada aqui e gostou, comente e compartilhe com a gente.
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.