A Tailândia é conhecida mundialmente pelas suas famosas praias e por ser um destino barato para viajar. Porém muita gente acaba ignorando sua capital e indo direto para as praias ao sul do pais. Por ser o principal ponto de entrada no pais, creio que a maioria dos turistas entrarão na pais via Bangkok. Por que não aproveitar para conhecer o que ela tem a te oferecer? Confira nesse post as principais atrações da agitada capital tailandesa.
Primeiro de tudo, Bangkok é extremamente quente e úmida, suas temperaturas no ano variam de 28 a 38 graus, e com a umidade, você acaba suando demais caminhando pela cidade. Eu mesmo chegava a tomar 3 banhos por dia para aguentar o calor. O ideal é começar os passeios bem cedo, dar uma pausa no meio do dia e continuar mais para o fim da tarde.
Além dos diversos bares e restaurantes, a cidade conta também com uma grande quantidade de atrações, principalmente os famosos templos budistas. “Wat” em tailandês significa “Templo“, portanto você encontrara diversos “Wats” espalhados pela cidade e muitos deles com entrada gratuita.
As principais atrações da capital tailandesa
Khao San Road
Considerada como a Meca dos mochileiros, impossível ir para Bangkok sem passar por ela. Cheia de turistas dia e a noite, na agitada rua se encontram diversos bares, casas de cambio, além das famosas comidas de rua com diversos pratos típicos tailandeses. Se tiver coragem, poderá experimentar diversas comidas exóticas como os espetinhos de escorpião, aranha, porções de grilo frito, além de carne de crocodilo. Não poderia faltar claro, as diversas casas de massagens.

Apesar de ter lido a respeito, fiquei impressionado com a quantidade de lojas que vendem terno sobre medida. Se você for homem, com certeza será abordado por diversos vendedores tentando te empurrar um terno de qualquer jeito. Não cheguei a perguntar preços, mas fiquei realmente curioso, será que se vende tanto terno assim para turistas?

Aliás grande parte das agências de turismo, hotéis e restaurantes você encontrara na região. Os tours também partem dessa rua ou te buscam em hotéis próximos, portanto o melhor lugar para se hospedar em Bangkok e próximo a essa região. Sem contar que os principais templos da cidade também estão a poucos KM de lá, sendo possível conhecer todos a pé sem necessidade de utilizar algum meio de transporte.
Rambuttri Road
Paralela a Khao San Road, apesar de menos agitada, la também se encontraram diversos bares, restaurantes, lojinhas de presente, além claro, das tradicionais casas de massagem.

Wat Pho
Um dos templos mais famosos da cidade, nele se encontra o maior buda reclinado de ouro da Tailândia, com 46m de largura e 15m de altura. O buda reclinado representa sua entrada no Maha Nirvana, depois que ele morreu em todas as suas reencarnações.

Além do templo, o complexo conta com diversas outras construções. O valor da entrada é 200 bahts (6 dólares).
Grand Palace
Construído no ano de 1782, local serviu de residência da família real tailandesa ate o ano de 1925. Além da residência real, o complexo consiste também em outros diversos escritórios do governo e outras construções e monumentos, entre elas o templo do buda de esmeralda, considerado o mais importante de todos.

Com uma área de 218 mil metros quadrados, cercado por 4 muralhas com 1900 metros de comprimento, fazem do complexo um dos principais pontos turísticos da cidade, reserve ao menos duas horas para visita-lo.
O único local que não se pode fotografar é dentro do Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda). Apesar de ser o buda mais famoso da Tailândia, ele mede apenas 66cm de altura e 48cm de largura. A cerimonia para a troca da vestimenta do Buda ocorre 3 vezes ao ano, no inicio de cada nova estação, sendo realizada pelo próprio rei da Tailândia. No restante das instalações é possível tirar fotos livremente. O ingresso custa 500 bahts (15 dólares) e o horário de visitação é das 8:30 ate 15:30.

Wat Arun
Localizado as margens do rio Chao Phraya, seu nome origina-se do deus hindu Aruna e significa Templo do Amanhecer. Wat Arun, além de ser uma das principais atrações da capital tailandesa, é também um dos templos mais deslumbrante e diferente entre todos os outros de Bangkok.

A chedi (pagoda) principal tem 70 metros de altura e é cercada por outras 4 chedis menores, todas decoradas com pequenos pedaços de vidro colorido e porcelana chinesa.
Pagoda: É uma construção religiosa, muito utilizada na religião budista, especialmente em formato de torre com vários andares, erguida como um santuário ou templo.
O templo se encontra em frente ao Wat Pho e Grand Palace, do outro lado do rio, basta sair de um destes locais e ir até o pier 8. A travessia de barco custa 4 bahts (0,10 dólares) e não há pontes para fazer a travessia.
O melhor horário para visitação é ao fim da tarde para ver o por do sol, porém é o horário mais cheio. Eu acabei indo na parte da manhã logo após visitar o Wat Pho e Grand Palace para pegar menos gente. Reserve pelo menos uma hora para conhecer todo o complexo. Custo de entrada é de 50 bahts (1,50 dólares).
Rio Chao Phraya
Um dos passeios obrigatórios é andar de barco pelo principal rio que corta Bangkok. Nele você terá uma outra visão da cidade. Utilizando o Barco hop on hop off, ao custo de 60 bahts (1,85 dólares) por um embarque e uma decida ou 200 bahts (6 dólares) para usar quantas vezes quiser por um dia.
De barco, é possível realizar o embarque e desembarque em diversos piers espalhados pelo rio, conforme mostrado no mapa abaixo.

Eu desci em quase todos os pontos e abaixo cito os que considero que realmente valem a pena serem visitados. Muito provável que ao visitar Bangkok, o Wat Pho, Grand Palace e Wat Arun será visitado de uma vez e sem necessidade de barco, sobrando então esses pontos aqui para visitar.
- Asiatique: Local é um centro gastronômico com diversos restaurantes com culinária de diversos países, além de um mini parque de diversões com uma roda gigante a beira do rio, bem ao estilo London Eye. Vá próximo a noite para poder conferir as luzes.
- IconSiam: Para quem gosta de shopping, o IconSiam e o shopping dos ricos, la você encontrara diversas lojas de grife. Vale a pena conferir o local a noite para verificar a sua iluminação e também o show de luz, água e cores na sua área externa que ocorrem as 14:00, 17:00, 18:30, 20:00 e 21:00.
- Ratchawongse: Para quem ta hospedado próximo a Khao San Road, é uma boa oportunidade para descer nesse ponto e ir ate Chinatown para conhecer, evitando gastar com deslocamento de taxi, tuk tuk ou Grab.
- Market Flower: Além de diversas flores disponíveis a venda, há outras diversas lojas de lembrancinhas. Também é um ótimo lugar para tirar fotos do rio Chao Phraya.
- Tha Maharaj: Outro centro gastronômico, conta com uma variedade de restaurantes e um ótimo lugar para tirar fotos, principalmente a noite quando o local esta todo iluminado.
Caso tenha pago para o dia todo, recomendo fazer o passeio de barco a noite também, além de ser mais fresco, conferir a cidade toda iluminada é quase que um passeio totalmente a parte, vale a pena conferir Wat Arun, Asiatique e o shopping IconSiam todos iluminados.
Golden Mount
Aqui se encontra o Wat Saket, um dos templos mais antigos da cidade. Com sua estrutura de mais de 80 metros de altura tendo ao seu topo uma estupa dourada, por isso o seu nome Golden Mount.
Estupa é uma estrutura em forma de sino que contém relíquias religiosas, construído sobre os restos mortais (geralmente cremados) de uma pessoa importante dentro da religião budista.
Para chegar ao topo é necessário subir mais de 300 degraus. Perto da base dos degraus, há um cemitério incomum, coberto de trepadeiras e árvores, onde as cinzas de inúmeras vítimas da peste do final do século 18 são enterradas na base da Golden Mount. Chegando ao topo, o visitante terá uma visão 360 graus de Bangkok, um dos melhores lugares para se ter uma vista panorâmica da cidade.
Valor da entrada custa 50 bahts (1,50 dólares) e o horário de funcionamento e das 9:00 as 17:00.

Floating Market e Train Market
Apesar de não estarem localizados em Bangkok (estão a aproximadamente 01:30 de van). Na minha opinião são lugares que quem visita a capital deve conhecer. Diversas agências de turismo espalhadas pela cidade oferecem esse tour.

O tour inicia saindo de Bangkok por volta das 06:30, depois de quase 2h de estrada, a primeira parada é no Train Market. Por volta de 20 minutos você pode caminhar pelos trilhos conferindo toda a feira que ocorre por lá. As 9h já é possível ouvir o trem apitar e em alguns minutos ele passa pela feira. Toda a feira e desmontada e montada em questão de segundos. O trem passa 6 vezes por dia, portanto toda vez que o trem passa, os feirantes tem que repetir todo esse processo.

Depois, seguimos para o mercado flutuante, onde também há diversos produtos a venda. Caso queira passear de barco no rio e cobrando 150 bahts a parte (4,60 dólares). Esse passeio de barco eu recomendo fortemente fazer, pois é a parte mais interessante do Floating Market. Enquanto o barqueiro vai remando, outros barcos vão passando por nós, oferecendo bebidas, frutas e até espetinhos feitos na hora dentro do barco.
Passando pelas lojas na beira do rio, os comerciantes vão puxando o barco para oferecerem seus produtos, é sem duvida uma experiencia muito legal e quem ta na cidade não pode deixar de conferir.
Ao fim do passeio de barco a remo, seguimos agora num barco a motor passando por uns vilarejos locais até o nosso destino final, onde a van nos buscou e levou de volta a Bangkok.
O passeio total contando os deslocamentos vai das 7h ate umas 13h. Seu preço custa em media de 500 a 600 bahts (15 a 18 dólares). Como eu fechei o passeio em Ayutthaia com a mesma agência, consegui ele por apenas 350 bahts (10,80 dólares).
Chinatown
Toda cidade que tenha uma Chinatown, é um lugar obrigatório para se conhecer e a Chinatown de Bangkok não é diferente. A noite podemos conferir aqueles letreiros gigantes e luminosos escritos em chinês, diversos locais para comer, além das feirinhas de comida de rua.

A rua principal de Chinatown é a Yaowarat Rd. Não deixe de visitar também no inicio da mesma o Chinatown Gate e ao seu lado o Wat traimit com o maior Buda de ouro do mundo. Infelizmente eu fui a Chinatown a noite e o Wat traimit já estava fechado (fecha as 17h) e eu fui descobrir ele apenas caminhando por la. Portanto se for organizar uma ida a Chinatown, vá antes das 17h para poder conferir o local.

MBK Center (compras em geral na região de Siam)
Para quem gosta de fazer compras, a região de Siam é a ideal. Com diversos shoppings próximos, você encontrará de tudo com preços muitas vezes mais atrativos que no Brasil, principalmente roupas e eletrônicos.
O MBK Center apesar de conter de tudo, desde roupas e produtos de marcas falsificadas nos primeiros andares, a produtos de marcas famosas nos últimos andares. Esse shopping é bastante procurado principalmente por quem deseja comprar eletrônicos. Nos últimos andares se encontram diversas lojas de celulares, câmeras, notebooks, acessórios e tudo mais o que você imaginar.

Ao lado do MBK Center se encontram mais dois grandes shoppings, o Siam Discovery Mall e o Siam Paragon, porém eu já estava cansado só de andar no MBK e nem acabei conferindo eles.
Ayutthaya
Outro local que não fica em Bangkok. A antiga capital tailandesa merece um dia do seu roteiro para conhecer um pouco mais sobre a historia do país. Lá se encontra um dos pontos mais fotografados de toda a Tailândia, a cabeça de Buda envolvida pelas raízes de uma árvore.

Fazendo um bate volta em um dia e o suficiente para conhecer os principais pontos de lá. Para saber mais sobre Ayutthaya, confira o roteiro de um dia que eu criei para lá.
Quantos dias para conhecer Bangkok?
Para quem estiver com duas semanas ou menos de viagem pela Tailândia, 3 dias são mais que suficientes para visitar todos esses locais e conhecer o essencial da cidade, mais que isso só se você tiver muitos dias sobrando em sua viagem. Eu organizei os passeios pela cidade em 3 dias e vou deixar abaixo minha sugestão de roteiro, que foi o que eu fiz por lá.
Dia 1
Wat Pho, Grand Palace, Wat Arun, passeio de barco pelo Chao Phraya, Khao San Road/Rambuttri.
Dia 2
Floating Market e Train Market, Golden Mount, MBK Center e Chinatown.
Dia 3
Ayutthaya.
Apesar de parecer corrido, muitos locais são próximos uns aos outros e da tempo de visitar tranquilamente todos. Caso esteja hospedado próximo a Khao San Road pode ir todo dia nela se quiser. Ao fim do meu terceiro dia, eu já tinha voo programado para Chiang Mai, portando só deu tempo de tomar um banho depois do passeio e ir para o aeroporto.
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.