Quando estamos planejando uma viagem a última coisa com o que queremos gastar dinheiro é com apólices de seguro. Entretanto, sabemos que estamos vulneráveis a diversos acontecimentos durante uma viagem, seja ficar doente ou sofrer algum acidente.
Ainda mais se tratando de uma viagem ao exterior, mesmo tendo um plano de saúde, ele não irá cobrir despesas médicas no exterior. Além do mais, os custos hospitalares podem ser extremamente caros dependendo do país que estejamos visitando. Mesmo que o país tenha um sistema de saúde publica, a maioria cobre apenas moradores locais e não turistas.
Portanto uma economia boba — se comparada ao valor total de uma viagem — pode se tornar em uma grande despesa, caso algo venha a dar errado em nossa viagem.
Separei em alguns tópicos algumas dicas e o que devemos observar na hora de escolher um seguro para a sua viagem.
- Veja se no país de destino o seguro é obrigatório.
- Avalie qual tipo de cobertura você precisa.
- Analise todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido.
- Compare diferentes planos de seguros viagem.
- Veja se o seguro está adaptado ao perfil de sua viagem.
- Viaja com frequência? O seguro viagem anual Multi Trip pode ser a melhor opção
- Qual a vantagem de contratar um seguro viagem?
- Qual a diferença do seguro do cartão de crédito para o seguro viagem da seguradora?
- Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?
- Qual a diferença entre plano de saúde, seguro saúde e seguro viagem?
- Sobre a Seguros Promo.
Veja se no país de destino o seguro é obrigatório
Em alguns países a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas.
Venezuela, Equador, Cuba e Austrália também possuem contratação obrigatória do seguro viagem. Em Cuba a cobertura mínima é U$ 10.000,00 para assistência médica, e a Austrália exige assistência em viagem, mas não estipula um valor mínimo.
Apesar de obrigatório, não há exigência de cobertura mínima para o plano de seguro viagem para o Equador. Já na Venezuela a exigência é ainda maior, o seguro deve ter o valor mínimo de 40 mil dólares para assistência médica, e repatriação médica e funerária. O país ainda obriga a contratação adicional de um seguro no valor de 1 mil dólares específico para roubos, furtos ou extravio de bagagem.
SEGURO VIAGEM com 5% de desconto O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: DEMOCHILA5!
Avalie qual tipo de cobertura você precisa
Pesquise pelos custos de alguns procedimentos médicos no país de destino, como o custo de uma consulta médica, diária no hospital e intervenção cirúrgica.
Analise todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido
As principais coberturas oferecem seguro em caso de morte acidental e assistência médica, mas os seguros mais completos chegam a fornecer outras coberturas importantes, como para cancelamento de viagem, extravio e atraso de bagagem, medicamentos, assistência odontológica, repatriação, extensão de internação hospitalar e de diárias em hotéis, passagem de ida e volta para um familiar, assistência jurídica, entre outros.
Analise com calma todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido. Se você pretende fazer uma viagem para praticar esportes e desfrutar de novas experiências como safaris, surf ou correr maratonas pelo mundo, fique de olho na cobertura que o seguro oferece para eventos desse tipo.
Compare diferentes planos de seguros viagem
No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem.
Ao pesquisar, você escolhe o destino da viagem e a sua duração. Os seguros disponíveis são classificados por melhor custo benefício (mas você pode optar por outra forma de classificação) e pode comparar as coberturas de um.
Veja se o seguro está adaptado ao perfil de sua viagem
Na hora de escolher o plano do seguro, tenha em mente o roteiro que você pretende realizar e as atividades que pretende fazer em seu destino. Viagem com as crianças, prática de esportes, intercâmbio, viagem de negócio, férias com a família. Cada viagem requer um tipo de seguro.
Viaja com frequência? O seguro viagem anual Multi Trip pode ser a melhor opção
Você não precisar contratar um seguro para cada viagem internacional que realizar. Com um plano de Seguro Viagem Anual Multi Trip, você pode ter até 60% de economia.
O seguro anual atende às exigências burocráticas de todos os países, sendo válido em qualquer parte do mundo. Assim, você garante cobertura para viagens de até 30 dias de duração, dependendo do plano contratado, durante o ano todo. Veja mais detalhes do Seguro Anual Multi Trip.
Qual a vantagem de contratar um seguro viagem?
A principal vantagem de adquirir um é poder minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da viagem. Caso o segurado precise de qualquer atendimento médico, por exemplo, com a assistência da seguradora, o segurado não precisará gastar nada além das despesas já previstas na viagem.
Junto a cobertura monetária das despesas contratadas, o segurado dispõe de toda assistência às coberturas, como assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.
Qual a diferença do seguro do cartão de crédito para o seguro viagem da seguradora?
Para quem já leu meu post sobre as vantagens do cartão de crédito para a sua viagem. Sabe que o seu cartão pode oferecer seguro viagem gratuitamente. Veja agora algumas diferenças entre esses dois tipos de seguro para a sua viagem.
A principal diferença é que, o seguro viagem do cartão de crédito escolhe qual plano o cliente pode utilizar e, muitas vezes, a cobertura disponibilizada não é a ideal para a viagem que o segurado está fazendo.
Além disso, por ser um serviço adicional, o seguro dos cartões de crédito trabalha majoritariamente com o serviço de reembolso, ou seja, caso você precise de atendimento no exterior, irá precisar desembolsar o dinheiro que tiver para pagar pelas despesas médicas.
Já com as seguradoras, é possível escolher o plano que melhor encaixa no tipo de viagem que a pessoa for fazer, garantindo a cobertura ideal, além de trabalharem com uma rede conveniada, onde o segurado não precisa pagar nada, caso necessite de atendimento.
O seguro viagem possui toda assistência em caso de necessidade, como médico, hotel, direcionamento da rede hospitalar mais próxima e, em caso de traslado de corpo, a seguradora cuida de todo o processo.
Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?
O benefício oferecido por algumas categorias de cartões pode até parecer economia, mas a cobertura disponibilizada pode ser insuficiente para a viagem planejada. Nas principais empresas do mercado — como Visa, Mastercard, American Express — esse serviço está disponível apenas para portadores das bandeiras superiores, como platinum e black.
Além disso, para ter direito ao seguro, a compra da passagem deve ter sido realizada pelo cartão de crédito e a viagem deve ter duração máxima de 30 dias. Quem viaja para fazer intercâmbio ou mochilão terá que contratar um seguro viagem direto da seguradora. Práticas de esportes e complicações na gravidez também não costumam ser cobertas.
Por isso, mesmo tendo direito a esse benefício, é preciso estar bastante atento a cobertura. O ideal é sempre ligar para a central do cartão, avisar que vai viajar e solicitar as condições gerais da cobertura de do seguro viagem disponibilizada.
Lembre-se também de comparar o seguro das operadoras de cartão de crédito com os planos das seguradoras. Além de serem especializadas em seguros para viagem, essas empresas possuem planos mais completos e mais opções de cobertura.
Qual a diferença entre plano de saúde, seguro saúde e seguro viagem?
Os planos de saúde normalmente oferecem cobertura apenas dentro do estado onde o segurado contratou. Existem alguns planos que possuem cobertura nacional ou até internacional, porém, costumam ter um valor alto e não há grande necessidade de contratação, caso a pessoa não viaje muito.
O seguro saúde oferece ao contratante coberturas para consultas, exames, internações, análises clínicas e outras coisas relacionadas especificamente a saúde do segurado.
Já o seguro viagem garante cobertura para gastos com despesas médicas de urgência e emergência e cobre muitas outras eventualidades, como extravio de bagagem, traslado médico, traslado de corpo e até indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.
Sobre a Seguros Promo
A Seguros Promo é uma empresa inovadora, com os mais novos e mais completos planos de seguro viagem do mercado. Com profissionais qualificados, crescendo a cada dia ajudando seus clientes a manter a sua segurança, para que você possa aproveitar sempre sua viagem. Trabalhando com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento!
O site consolida as informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem! Faça sua cotação e garanta o menor preço.
Para os leitores do blog temos o cupom DEMOCHILA5 que da 5% de desconto ao fechar o seu seguro viagem pelo site da Seguro Promos, ou clicando no banner abaixo, o cupom estará automaticamente aplicado.
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.