Você já teve milhas expiradas? Muita gente pode não saber, mas as milhas que acumulamos, seja voando pelas cias aéreas ou transferindo do nosso cartão de crédito, tem sim um valor monetário. Se você não sabe o que fazer com essas milhas ou elas estão próximas a expirar, venda-as. Não sabe como? Confira nesse post como vender milhas aéreas.
Hoje as principais plataformas de comercialização de milhas é a Hotmilhas e Maxmilhas. Mas o que essas empresas fazem com essas milhas? Quando você vende as milhas para essas empresas, você terá que informar o login e senha da sua conta do programa de fidelidade no qual você possui as milhas que deseja vender. A partir daí, é feito o acesso a sua conta e as passagem aéreas são emitidas em milhas na sua conta.
Para quem as milhas são vendidas
Quem já viu propaganda da Maxmilhas ou já procurou passagem no site deles, sabem que as passagem lá são pagas em dinheiro, porém as passagens lá vendidas, são emitidas com as milhas das pessoas que ofertam milhas no site. Ou seja, pode ser qualquer pessoa que tenha comprado uma passagem pelo site da empresa. Na Hotmilhas não é diferente, entretanto a Hotmilhas não vende passagens aéreas, quem utiliza as milhas é o site 123milhas, que comercializa no mesmo estilo da Maxmilhas, vendendo as passagens em dinheiro e emitindo as passagem com milhas de terceiros.
Como vender milhas aéreas
Hotmilhas
Na Hotmilhas o processo é mais simples, você vai entrar no site, colocar seu nome e e-mail, escolhe a cia aérea e informar quantas milhas deseja vender.
Preencha os dados e clique no botão “COTAR AGORA”. Em poucos instantes você receberá em seu e-mail o quanto eles estão dispostos a pagar por suas milhas.
Repare que você pode receber o valor das milhas entre 1 e 30 dias. Quanto mais dias você estiver disposto a esperar, maior é a cotação paga. Aceitando a oferta, basta clicar em “vender minhas milhas”, completar o cadastro e aguardar o dinheiro cair na sua conta.
Maxmilhas
Aqui o processo de venda é um pouco diferente, você realizará seu cadastro no site. Entrará em “Minha Conta”, depois em “Minhas Ofertas”. Lá você encontrará a opção para realizar uma nova oferta, além de conferir suas ofertas ativas, valores a receber e etc. No canto direito tem uma sessão chamada “Cotação de Milhas”, aonde você conseguirá ver a média do valor de venda a cada 1.000 milhas. Entretanto esse valor está sempre uns 10~15% abaixo do praticado, justamente para induzir você a vender mais barato. Mais adiante explicarei como calcular o melhor preço de venda.
Clicando no botão “Nova oferta”, você será redirecionado para a pagina de cadastro de oferta. Será necessário informar qual cia aérea você deseja vender as milhas, quantidade e valor. Uma vantagem da Maxmilhas, é poder vender milhas de cias aéreas estrangeiras.
Diferente da Hotmilhas, aonde você escolhe em quantos dias quer receber o pagamento. Na Maxmilhas você só vai receber 20 dias após realizar a venda e o valor a ser pago será em cima das milhas vendidas e não as que você ofertou. Portanto não adianta colocar um valor muito fora da realidade do mercado, pois dessa forma você não conseguirá vender-las.
Outra vantagem da Maxmilhas é a limitação de milhas vendidas por CPF. A partir de 60.000 milhas você já consegue limitar a quantidade de milhas por CPF.
Porque limitar as milhas por CPF
Como as milhas são vendidas através de emissões de passagens aéreas na sua conta do programa de fidelidade, cada cia aérea tem sua regra de limitação na quantidade de CPFs únicos que podem ser emitidas passagem por ano, vou citar como funciona nas principais cias aéreas.
Latam Pass (Latam)
Na latam, a quantidade máxima de emissão de passagens por CPFs únicos é o titular da conta mais 25 CPFs a cada 365 dias. A contagem começa a valer a partir da data da primeira emissão com milhas. Porém você até consegue emitir para mais de 25 CPFs diferentes, mas corre o risco da sua conta ser bloqueada por 6 meses.
Smiles (Gol)
A limitação na Smiles é igual da Latam, porém a limitação é por ano calendário, ou seja, dia 1º de janeiro é zerada a contagem e você já pode vender para mais 25 CPFs. Na smiles não é possível vender mais que 25 CPFs, chegou nessa quantidade, não é permitida novas emissões (para novos CPFs), entretanto sua conta não corre o risco de ser bloqueada, justamente pela trava que não permite ultrapassar o limite.
Tudo Azul (Azul)
Azul recentemente mudou sua politica de emissão de passagens com milhas a terceiros. Hoje ela não tem mais uma limitação por ano, porém você poderá vender para apenas 5 CPFs. Esses 5 CPFs ficarão vinculados a sua conta como benefíciários, ao trocar algum CPF já vinculado por um novo, terá que aguardar 60 dias para realizar uma emissão para esse novo beneficiário. Ou seja, ficará mais difícil a venda de milhas azul. A própria cia informou que o objetivo é fechar o certo em cima da comercialização das milhas em paralelo.
Miles&Go (TAP)
Com diversas promoções de transferência com bonificação que ocorrem aqui no Brasil com transferência para a cia portuguesa TAP, vender elas se tornou bastante comum no Brasil e para nossa felicidade, a Miles&Go não tem limite de CPFs para emissão, ou seja, o céu é o limite.
Como descobrir o melhor valor para venda
Antes de tudo, vamos entender como funciona o comercio de milhas. Os valores são geralmente calculados de mil em mil milhas. Por isso, quando você ouvir “Quanto está custando o milheiro?”, significa o valor de mil milhas de determinada cia aérea.
Uma forma que eu recomendo de você verificar quanto está custando o milheiro de determinada cia no momento, é verificar o valor que as pessoas estão vendendo no momento. Para isso utilize o canal no telegram Cotações MIlhas. Lá é a melhor maneira de verificar o preço que as milhas estão sendo comercializadas no momento.
Conclusão
Vender milhas além de ser uma forma de ganhar um dinheiro com milhas que você talvez não utilizaria. Pode ser tornar uma boa fonte de renda extra, quando você começa a entender a dinâmica do mercado e começa a comprar milhas em promoções para revender.
Confira os benefícios do cartão de crédito e como conseguir mais milhas.
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.