A pequena cidade de Bombinhas, localizada no litoral catarinense, atrai turistas do Brasil inteiro por suas belas praias. Mas que tal fugir um pouco do óbvio e explorar algumas trilhas em Bombinhas, em meio a vegetação da mata atlântica.
Certamente, quem é amante da natureza, vai adorar fazer essas trilhas. Nesse post, eu mostro 7 trilhas imperdíveis, suas localizações e níveis de dificuldade. Mesmo um trilheiro de primeira viagem poderá realizar elas.
7 trilhas em Bombinhas imperdíveis
Muitas das trilhas em Bombinhas, seguem pela costa do mar. Além de oferecer uma bela vista do mar e o contato com a natureza, podemos observar as praias e a própria cidade de ângulos totalmente diferente de quem conhece apenas as praias. E claro, ótimos lugares para observar o por do sol.
Trilha da galheta
Uma das trilhas mais longas, seguindo pelo costão do caeté até a praia da galheta. A trilha se inicia no fim da praia de Bombas. Seguindo pela areia mesmo, no fim da praia entre as pedras, você verá a entrada da trilha.
O tempo aproximado para chegar até a praia da galheta é de 1h30m dependendo do seu ritmo, já incluso também algumas paradas para fotos. O ideal é reservar umas 4h pelo menos para fazer o bate e volta pela trilha e também aproveitar um pouco a praia da galheta.
Nível da trilha eu considero pelo menos intermediário. Visto que em algumas partes você terá que subir e descer pedras próximas ao mar e muitas delas são bem irregulares, dessa forma, sendo fácil ocorrer uma torção ou se machucar. Todo cuidado é pouco.
E por fim, pouco antes de chegar a praia da galheta, a trilha fica um pouco apagada, devido a mata ficar um pouco acima da altura do joelho. Mas nada que faça você se perder ou não achar o caminho.
Trilha da sepultura
Entra as trilhas em Bombinhas, essa é mais fácil de todas, sua entrada se encontra próxima a praia da sepultura — ao chegar na praia, você verá a placa de acesso a trilha. Ela é tão fácil que os próprios banhistas fazem de roupa de banho e chinelo.
A trilha é larga, não há muitos morros e leva menos de 15 minutos até o seu final. Próximo do meio da trilha, você ainda verá um outro caminho que leva até a chamada piscina natural da sepultura. Formada no meio da rocha a beira do mar.
A piscina natural é realmente muito linda e vale a pena tirar um tempo para conhecer e também nadar. Entretanto, a descida até lá é um pouco íngreme, mas há o auxilio de cordas na parte mais difícil para nos ajudar a chegar até lá.
Trilha do retiro dos padres
Com aproximadamente 4,5km de extensão, a trilha do retiro dos padres inicia no fim da praia que leva o mesmo nome. A trilha é bem demarcada, apenas no início dela, o terreno é um pouco acidentado, mas ainda assim é bem tranquila de ser feita.
Talvez a pior parte é umas subidas íngremes que tem até o alto do morro. Mas que é compensada pelas belas paisagem que a trilha nos fornece.
De todas as trilhas, essa é que passa mais tempo andando na mata sem ter a visão do mar. As outras trilhas, em sua maioria, seguem o costão com a vista do mar.
O que também não é um ponto negativo dela, a trilha pelo meio da mata é realmente muito bonita.
Um dos lugares mais incríveis, não só dessa trilha, mas de trilhas em Bombinhas, é a pedra, ou melhor conjunto de pedras que formam uma tartaruga marinha gigante. Confira a foto a baixo e me diga se não é realmente parecida.
Quando estiver na parte alta da trilha no meio da mata, haverá uma encruzilhada com três opções de caminhos a seguir. Se pegar a direita, voltará para a praia do retiro dos padres. Pegando a esquerda, irá até a praia de quatro ilhas.
Por fim, seguindo reto, irá até a pedra quatro ilhas, onde você irá encontrar a melhor vista de toda a trilha, podendo observar as praias de bombas, bombinhas, quatro ilhas e até a praia do mariscal bem lá no fundo.
No mapa abaixo segue o caminho que eu percorri na trilha, iniciando na praia retiro dos padres e terminando na rua Ubarana passando pela pedra quatro ilhas.
Da pedra, você estará a menos de 5 minutos do fim da trilha. Perceba que a tirando o caminho da direita na encruzilhada, nos outros, a trilha terminará em lugares diferentes da onde você iniciou.
A pedra quatro ilhas é um lugar ótimo para se observar o por do sol. Caso queira ir apenas até ela, basta iniciar a trilha pela rua Ubarana que fica atrás da pousada Vila do Navegante.
Conheça a trilha da lagoinha do leste em Florianópolis
Conheça a trilha do morro do cal em Campo Largo
Trilha de quatro ilhas
Trilha muito bonita e fácil de ser feita, seguindo o costão ao lado da praia de quatro ilhas. Ela não é somente uma trilha em linha reta, havendo diversas opções de caminhos para seguir, como mostrado no mapa do Strava abaixo.
Há duas entradas na trilha, três na verdade. Duas ao final da praia quatro ilhas, pela areia, e outra ao final da Av. Ilha do Arvoredo.
Grande parte da trilha é feita pelo costão com uma bela vista do mar. Seguido de alguns trechos pelo meio da mata muito bem demarcados que nos levam a outros dois pontos de observação do mar, podendo-se também observar de lá a praia do mariscal.
Trilha do morro do macaco
Quem pensa em trilha em Bombinhas, talvez o primeiro lugar que vem em mente é o morro do macaco, a trilha mais conhecida e fotografada da cidade.
Lá do alto, temos a melhor vista possível da península, podendo ver as praias de Mariscal, Canto Grande, Morrinhos e Zimbros.
Antes a trilha se iniciava ao fim da praia de canto grande, entretanto, o local foi reformado e foi feita uma nova entrada ao final da rua Jequitiba, quase chegando a praia. No local foi construído um centro de informações turísticas, junto com um deck e escadas de madeira que darão acesso a trilha.
Sobre a trilha, ela não apresenta grandes dificuldades, podendo ser feita por pessoas de todas as idades, deve se atentar a algumas partes apenas com terra fofa e solta, sendo fácil de escorregar.
A subida até o topo leva em média 30 minutos. No caminho, há diversas paradas para observação do mar e da cidade de diversos ângulos,
Trilha da tainha
A entrada da trilha da tainha é feita no mesmo local da trilha do morro do macaco, logo após iniciar a trilha, você irá observar duas placas, informando qual é a trilha da tainha e do morro do macaco.
Diferente do morro do macaco, a trilha da tainha segue o costão, em um trajeto de aproximadamente 2km, sendo feito em média de 40 minutos.
A trilha acaba ao chegar na rua Búzio, mas se você seguir pela rua por mais uns 500 metros, chegará a praia da tainha.
Trilha da costeira do zimbros
Mais uma trilha seguindo o costão, agora iniciando no final da praia de Zimbros. Nessa trilha passamos por algumas praias desertas como a praia do cardoso, praia da lagoinha e praia triste. Além de praia, essa trilha ainda nos oferece a opção de conhecer e se banhar em uma cachoeira.
Chegando na praia triste, logo após passar a água do rio que desemboca no mar, haverá duas trilhas quase uma do lado da outra para prosseguir pelo meio da mata.
Para ir até a cachoeira é necessária pegar a segunda trilha, que a entrada é menos óbvia e você só verá o inicio dela se sair da areia e subir o gramado.
Até a cachoeira levará mais uns 10, 15 minutos subindo o morro pela trilha. Você saberá que está chegando, quando começar a ouvir o som da água.
Da praia de Zimbros até a cachoeira, ida e volta da quase 7km. A dificuldade dela é baixa, o que pode pesar mais é a distância a ser percorrida. A parte mais inclinada da trilha é a subida até a cachoeira.
Para quem quiser, ainda poderá seguir pela trilha ao fim da praia triste e ir até a praia vermelha.
Então galera, essas são as trilhas que eu conheci e fiz em Bombinhas, você conhece mais alguma? comente nesse post qual e se ficou alguma dúvida pode perguntar que terei o prazer em te responder.
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.