Visitar o deserto de sal na Bolívia é certamente o destino mais procurado para quem vai viajar para o país. Entretanto, a cidade de Uyuni fica um pouco afastada das demais grandes cidades bolivianas e é nesse post aqui que vou explicar as melhores alternativas para se locomover até a cidade de Uyuni.
Como chegar em Uyuni
As principais maneiras para chegar em Uyuni basicamente são: Partir de avião ou ônibus de alguma grande cidade da boliviana ou vindo do Chile de ônibus ou realizando a travessia do deserto. Eu irei explicar elas detalhadamente.

Partindo da Bolívia de avião
A cidade de Uyuni tem um pequeno aeroporto que recebe voos apenas de duas cidades bolivianas, sendo elas, La Paz e Santa Cruz de La Sierra. Ambas as cidades contam com voos regulares partindo do aeroporto de Guarulhos (GRU). Portanto, caso queira fazer todo o percurso de avião, terá que ir até a alguma dessas duas cidades antes.

Recomendo sempre comprar os voos separados, ou seja, comprar o trecho internacional separado do trecho doméstico. A chance de conseguir um preço mais em conta é bem maior. As cias aéreas bolivianas que operam as rotas até a Uyuni são a BoA e a Amaszonas.
Salar de Uyuni: Tudo o que você precisa saber
Partindo da Bolívia de ônibus
Quem já tem viagem planejada para a Bolívia e deseja ir até Uyuni por meio terrestre, existem diversas linhas de ônibus que vão até lá, partindo das grandes cidades do páis, tanto linhas turísticas como regulares.
As principais cidades que contam com ônibus direto até Uyuni são: La Paz, Oruro, Sucre e Potosí. Como La Paz e Santa Cruz de La Sierra são os principais meios de entrada para nós brasileiros, caso opte por entrar pela segunda, saiba que terá que pegar antes um ônibus até Sucre ou La Paz e daí seguir para Uyuni. Pois não há linha de ônibus direta.
No mapa abaixo eu marquei as principais cidades para pegar um ônibus até Uyuni. Deixei Santa Cruz de La Sierra em amarelo justamente para lembrar que de lá não há ônibus direto.
No meu caso como cheguei em Uyuni vindo do Chile, eu acabei fazendo o caminho inverso, pegando um ônibus de Uyuni para La Paz. Esse trajeto dura em torno de 10h e custa na faixa de 250 bolivianos (R$190,00) na linha turismo e por volta de 150 bolivianos (R$115,00) na linha regular.
Utilize os sites informados acima para ter uma noção dos preços, horários e linhas de ônibus disponíveis.
Recomendo comprar a passagem na hora ou no dia que chegar na cidade. Evitando taxas como o IOF e o spread — diferença entre o valor da moeda estrangeira e o cobrado pelo cartão — do cartão. Sem contar que pessoalmente da para chorar um desconto.

Caso vá de ônibus linha regular, cuidado com a empresa que vai escolher. Muitas delas tem ônibus caindo aos pedaços e não oferecem muita segurança.
Mesmo perguntando ao vendedor qual ônibus que é utilizado. Ele pode te mostrar um e na hora ser outro. Verifique sobre a empresa antes de sair comprando, duas empresas que recomendo a utilizar dentro do pais são as empresas Panasur e Cruz del Norte.
Não há rodoviária em Uyuni, o embarque e desembarque é feito na avenida Arce entre as ruas Peru e Cabrera. Próximo a esse local há diversas agências de turismo e hotéis.
Partindo do Atacama até Uyuni
Para quem estiver em San Pedro de Atacama no Chile, existem dois meios de chegar até Uyuni. A primeira forma e a mais barata é voltando até a cidade de Calama, aonde fica o aeroporto base para quem vai até San Pedro de Atacama e de lá pegar um ônibus até Uyuni, em um trajeto de mais ou menos 10 horas.
Como é a travessia de 3 dias no deserto
Nesse caso, novamente utilize esse site aqui para ver os preços e horários dos ônibus. Porém eu não recomendo ir até Uyuni dessa forma, pois a próxima forma é a maneira mais divertida e a melhor experiência que você pode ter em sua visita ao deserto.
Para ir até Uyuni partindo do Atacama, utilize a travessia de 3 dias e duas noites cruzando o deserto com destino final a cidade de Uyuni. Caso necessite voltar para o Atacama, basta pegar o tour de 4 dias e 3 noites que nesse caso o dia a mais no tour é para voltar para o Atacama.

Como eu comentei anteriormente eu utilizei essa opção quando estava fazendo meu mochilão pela américa latina. De Uyuni segui minha viagem para La Paz. Posso afirma sem dúvidas que essa travessia de 3 dias foi um dos ápices da minha viagem. Já sinto saudades daquele lugar e não vejo a hora de poder voltar.
Utilize a primeira maneira somente em caso de não ter 4 dias a mais em seu roteiro ou a grana estiver realmente curta. Mas já vou te avisando para dar um jeito de fazer a travessia, pois não irá se arrepender!
Se quiser saber mais sobre como é a travessia no deserto e o seu valor. Confira esse post em que eu conto como é a travessia de 3 dias no deserto.



Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.