Ter acesso a um cartão de crédito hoje em dia não é difícil. Principalmente com diversas fintechs surgindo e oferecendo cartão de crédito sem anuidade, como por exemplo, Nubank, Banco Inter e C6 Bank. Entretanto, justamente por ser de graça, não podemos esperar grandes benefícios ofertados pelos mesmos e os cartões melhores cobram por isso. Felizmente o a anuidade cobrada não é cravada na pedra e ela pode ser negociada sim, confira 4 dicas para isentar a anuidade do cartão de crédito ou pelo menos conseguir um bom desconto.
Utilizar o cartão
Quem já leu como conseguir um upgrade de cartão, essa dica também é valida aqui. Concentrar seus gastos no cartão e pagar em dia, é uma ótima forma de barganhar uma isenção na sua anuidade. Ligue na central do seu cartão e utilize o argumento que você tem um bom gasto no cartão e pague em dia. Para o banco ou operadora, muitas vezes é melhor baixar a anuidade ou isentar do que perder o cliente, já que eles também ganham e cima das suas transações com o cartão.
Oferta de um cartão novo
Diga que te ligaram de um banco X oferecendo um cartão melhor ou igual sem anuidade por um determinado período. Espere a oferta que o atendente irá te fazer, caso ela não te agrade, diga que você gostaria de continuar com o mesmo cartão pela comodidade, entretanto, por esses valores você irá para o concorrente.
Conhecido isentou a anuidade
Dizer ao atendente que um amigo, vizinho ou parente seu conseguiu a isenção mesmo tendo um gasto menor que o seu e você também gostaria da isenção. Muitas vezes pode ser verdade, eu mesmo já conheci casos reais de pessoas que conseguiram isentar a anuidade do cartão de crédito. Não custa nada tentar.
Cancelar o cartão
Ligue na central informando que deseja cancelar o cartão. O atendente sempre irá perguntar o motivo e vai tentar achar um jeito de te manter como cliente. Diga que não está contente com o valor cobrando e que você possuí cartões semelhantes e é isento de anuidade. No mínimo um 50% de desconto você deve conseguir. Se você for mais persistente, pode ligar diversas vezes até algum atendente isentar. Para mim essa dica sempre funcionou, teve cartão que eu até cheguei a cancelar, pois iriam começar a cobrar anuidade, assim sendo, eu não tinha mais interesse. Posteriormente me ligaram oferecendo a extensão da isenção da anuidade do cartão por mais um período.
Conclusão
Isentar a anuidade do cartão pode ser um jogo de paciência. Caso seu cartão já não tenha muitos benefícios e ainda sim seja cobrada anuidade. Talvez seja melhor mesmo partir para um cartão que seja realmente gratuito. Quem possuí um cartão bom e a anuidade começou a pesar, essas táticas podem ser de grande ajuda.
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.