Localizado na América Central continental, o Panamá está localizado entre a Costa Rica e a Colômbia, sendo ele o único país que faz fronteira com a América do Sul. O país não é o destino mais procurado da américa central, pois há muitos concorrentes de peso com belas paisagens. Mas o Panamá não fica muito atrás, pois também conta com belíssimas praias além do grandiosíssimo canal do panamá, uma das obras mais incríveis da engenharia moderna. Nesse post eu trago dicas para quem pretende realizar uma viagem para o Panamá.
Lembrando que no Panamá, fica a sede da Copa Airlines, uma cia aérea que voa para praticamente todos os cantos das américas, facilitado muito pela sua localização geográfica. A chance de você encontrar um voo da Copa na sua busca para qualquer que seja seu destino na américa é grande. Porque então não fazer um stop over no país e adicionar mais um destino incrível no seu passaporte?
Dicas rápidas para sua viagem ao Panamá
- Capital: Cidade do Panamá.
- Idioma: Espanhol.
- Clima predominante: Tropical.
- Moeda oficial: Balboa e Dólar Americano.
- Vacinas exigidas: Febra Amarela.
- Fuso horário: GMT-5, ou seja, eles estão 2h atrás do Brasil.
- Tempo de voo: Aproximadamente 7h partindo de São Paulo.
- App de transporte: Uber
- App de comida: PedidosYa
Principal entrada no país
99% dos brasileiros que forem ao Panamá, chegarão pelo Aeroporto Internacional Tocumen na capital panamenha. A verdade é que no aeroporto você verá muita gente, muitos deles brasileiros, mas a maioria não sairá do aeroporto, pois estarão apenas fazendo conexão.
Como eu citei, graças a Cidade do Panamá ser o hub da Copa Airlines, fazer um stopover — conexão longa de até 72h sem mudar o localizado do seu voo — no país pode ser uma ótima maneira de realizar uma viagem para o Panamá, pois dará tempo de conhecer os principais pontos turísticos da capital panamenha. Aliás muita gente com uma conexão de algumas horas já consegue fazer um tour pela cidade. A muitas agências que fazem apenas isso.
Influência americana
A Cidade do Panamá tem uma estrutura muito boa, seja de transporte público a oferta de lojas e serviços. Aliás as estradas e variedade de lojas chega a dar inveja no Brasil. Devido à forte influência americana no país, as principais redes de lojas e comidas americanas, você encontrará por aqui. Redes que você nem encontra no Brasil, como Dairy Queen e Wendy’s por exemplo.
Apesar do Balboa ser a moeda oficial, o dólar americano também é utilizado como moeda oficial. Aliás você encontrará Balboa somente em moedas, as notas que circulam é apenas dólares. A proporção entre as moedas é 1 para 1, ou seja, você poderá receber o troco em moedas misturado entre dólar e Balboa.
Aplicativos de locomoção
Em uma viagem para o Panamá, pelo menos com transporte nós não ficamos reféns de taxi ou ficar negociando preços para se locomover pela capital. As duas melhores opções para nós turistas é o Uber, o mesmo que utilizamos no Brasil e o transporte público que também funciona muito bem.
O aplicativo MiBus Maps Panamá é uma mão na roda, pois mostra todas as rotas, ponto de ônibus e estações de metrô da Cidade do Panamá. Esse app eu considero indispensável em sua ida ao panamá e te ajudara a economizar muito dinheiro com transporte por lá. Ele está disponível tanto para Android como para IOS.
Outro aplicativo muito interessante e que utilizo muito em minhas viagem é o Moovit. Aplicativo de mobilidade urbana que mostra as linhas de ônibus e metrô em várias cidades do mundo. Pode ser utilizado em conjunto com o MiBus Maps.
Transporte público na capital
O transporte público funciona muito bem, principalmente na capital, maior cidade do país e onde haveria uma maior necessidade de uso desse tipo de transporte. A Cidade do Panamá é servida tanto de ônibus como metrô.
Antes de utilizar o transporte público, é necessário comprar o cartão de transporte, pois não é aceito dinheiro. O cartão custa 5$ e vem com 2$ de saldo para utilizar. Ele pode ser comprado já na saída do aeroporto e pode ser carregado em todas as estações e em diversas lojas da cidade.
O custo para utilizar o metrô é 0,35$ e os ônibus 0,25$. A Única exceção são os ônibus corredores que cortam a cidade toda em poucas paradas. Estes custam 0,75$, o ônibus que passa no aeroporto e vai até o centro é um desses exemplos.
Caso você precise utilizar mais de um ônibus, ou até misturar ônibus e metrô, basta validar seu cartão na máquina que fica na saída do ônibus ou da estação do metrô e você poderá embarcar novamente em até 40min sem precisar pagar a mais. Desde que seja no mesmo sentido. Lembrando também que o valor a ser considerado é sempre do meio de transporte mais caro. Por exemplo, você utilizou o ônibus por 0,25$, validou seu cartão na saída e entrou no metrô. Será cobrado mais 0,10$ para completar os 0,35$.
Um detalhe importante é que os ônibus são bem novos e todos tem ar condicionado, o que é muito importante, pois no calor que faz seria quase impossível aguentar dentro de um ônibus fechado.
Saindo do Aeroporto Tocumen até a cidade
Os principais bairros para se hospedar na capital são El Cangrejo, Marbella, Bellavista e Casco Viejo (Centro histórico). Não importa qual seja, todos são relativamente longes do aeroporto, praticamente do lado oposto da cidade.
Uber funciona muito bem na cidade e sai mais barato que taxi. Agora se você quiser economizar, a melhor maneira é utilizando ônibus.
Saindo do terminal, siga pela direita até o fim do terminal, lá você encontrará uma passagem entre uma lanchonete e uma cerca. Basta seguir as placas ali que te levaram até o ponto de ônibus na rotatória, numa caminhada de pouco mais de 5 minutos e praticamente toda coberta. Ao chegar na rotatória, cruze ela até o ponto de ônibus do outro lado da rua. Espere pelo ônibus Corredor Sur-Albrook (S510 ou S520), o custo da passagem como já comentei é de 0,75$ e passará próximo aos principais bairros que os turistas se hospedam.
A parada final desse ônibus é no terminal Albrook, o maior e mais movimentado da cidade. De lá é possível pegar um outro ônibus ou até o metrô para praticamente qualquer lugar da cidade.
É caro viajar no Panamá?
Comparado a outros países da América Central, o Panamá é sim um dos países mais caros, mas ainda assim muito mais barato que viajar para Estados Unidos ou Europa por exemplo.
É possível encontrar hostels entre 10$ e 20$ a diária tranquilamente — não deixe de conferir no mapa abaixo as melhores opções de hospedagem na principal região hoteleira da cidade. Na região mais central é possível encontrar restaurantes populares com comida a partir de 4$. Por toda cidade também você verá diversos restaurantes com o nome “Fonda” espalhados, neles você encontrará algumas opções de pratos simples, mas com um preço baixo também.
Booking.comIndo para as áreas mais turísticas, um prato de comida vai começar a partir de 10$. Quer economizar mais? fazer compras no supermercado pode baratear e muito sua viagem, entretanto, eu achei os preços bem mais salgados que no Brasil. Da pra dizer que pelo menos uns 30% a mais que no Brasil e algumas coisas podendo dobrar o preço. Mas ainda assim é mais barato que ficar comendo fora sempre.
Sobre passeios e atrações vai variar muito, mas as entradas de atrações variam de 10$ a 20$. Passeios de barcos até a ilha de San Blas por exemplo, partindo de um dia podem custar 100$, chegando a 400$ a depender da quantidade de dias.
Que moeda levar ao viajar para o Panamá?
Uma das vantagens do Panamá, que apesar de ter uma moeda oficial própria, o dólar americano circula como a principal moeda no país também, como eu comentei anteriormente. Portanto é uma grande facilidade para nós brasileiros, que precisa fazer o câmbio apenas uma vez, comprando dólar em alguma casa de câmbio ou utilizando alguma conta internacional com dólar.
Não sabe como comprar moeda estrangeira ou economizar na hora do câmbio? Vou deixar dois posts que escrevi abaixo para saber as formas que existem e qual a mais barata.
- Como levar dinheiro em viagens internacionais
- Qual é a forma mais barata de levar dinheiro em viagens internacionais
Detalhe para quem levar cartão de débito de conta internacional ou aqueles travel card. Eu testei vários caixas eletrônicos, todos sem exceção cobravam uma taxa de 5,25$ por saque. Grande parte do comércio ainda não aceita cartão lá. Mas locais como mercados, restaurantes, bares e lojas nas áreas mais turísticas aceitam tranquilamente cartão.
Só evite ficar fazendo varios saques pequenos nos ATM para evitar ficar pagando muitas taxas, faça apenas uma vez se possível.
Quando realizar uma viagem para o Panamá?
A alta temporada é de dezembro a março, devido ao período de seca, quase não chove nessa época. Os outros meses, acabam chovendo quase todos os dias, mas geralmente são chuvas passageiras de algumas horas no máximo.
Eu estive no país em abril e sempre depois do almoço, era de lei chover por 1h ou 2h. Mas nada que vá atrapalhar muito sua viagem no Panamá. Como é muito quente, menos de 1h depois da chuva, estava tudo seco, nem parecia que choveu.
Tirando a chuva, não há que se preocupar com frio, pois lá faz calor o ano inteiro, até por sua proximidade a linha do equador e ser um país tropical. Sendo assim, blusa você usará no máximo até a sua chegada ao aeroporto.
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.