Um dos dias mais tristes da minha vida, foi o dia que tive que me despedir dessa cidade maravilhosa que me surpreendeu de todos os jeitos. Québec City pode não ser a primeira opção de turismo da maioria das pessoas, se tratando em viajar para o Canadá, mas nesse post eu separei 27 lugares para fazer você ficar com vontade de conhecer esse lugar.
Para quem não sabe, o Canadá tem dois idiomas oficiais, o Inglês e o Francês. Entretanto, a única província que fala francês é justamente a de Québec. Aliás, muita gente pensa que Montreal é a capital da província, por ser a maior cidade, mas na verdade, a capital é Québec City.
Se você é uma dessas pessoas como eu, que adora cidades históricas, onde nos sentimos numa viagem do tempo, você irá se apaixonar por essa cidade.
Québec City: Cidade antiga
Começamos já pelo principal ponto turístico da cidade. Para quem não sabe, Québec City é uma das cidades mais antigas do Canadá, fundada no ano de 1608.
Com uma localização estratégica a beira do rio Saint–Laurent, da parte alta era possível observar de longe possíveis invasores chegando de barco, vindos do oceano atlântico. Ficando mais fácil de se antecipar aos inimigos e assim proteger a cidade.
A cidade antiga é toda protegida por muros e os principais portões que dão acesso a ela são os Saint Louis, Kent e Saint Jean. Não deixe de visitar todos eles. Agora vamos as principais atrações que encontramos por lá.
La Citadelle de Québec
A Cidadela de Quebec, é o antigo forte que protegia a cidade — que eu comentei alguns parágrafos acima. Além de todas as instalações do forte, aqui ainda encontramos um museu e uma lojinha de lembranças.
Para andar pelas instalações do forte, existe um tour guiado — em inglês ou francês — na qual, os guias além de nos mostrarem tudo, nos contam diversas histórias sobre o local e as guerras que lá ocorreram.
E não para por aí, também é possível observar a cerimônia da troca de guarda que ocorre as 10h da manhã, porém ela só ocorre entre os meses de julho a setembro. A cerimônia dura cerca de 30 minutos.
- Endereço: 1 Côte de la Citadelle, Québec City, Québec G1R 3R2 (próximo ao portão Saint Louis).
- Valor da entrada: CAD 18,00.
- Duração do tour: Aproximadamente 1h.
Notre-Dame de Québec Basilica-Cathedral
A Catedral Basílica de Notre Dame é a igreja mais antiga do Canadá, sendo construída no ano de 1647. Ela também foi a primeira igreja do Canadá a ser elevada ao nível de basílica pelo papa Pio IX em 1874.
Château Frontenac
Sem dúvidas, uma das primeiras imagens que conhecemos da cidade é o famoso Château Frontenac, o castelo mais famoso das Américas.
Apesar do que muita gente pensa, ele não foi um castelo construído para abrigar a família real ou algo do tipo. O propósito da sua construção, que foi iniciada no ano de 1893, era justamente para ser o que ele é hoje, um hotel.
O Castelo Frontenac conta com 650 quartos e no último andar, encontra-se um observatório com uma bela vista de toda a cidade antiga e o rio Saint–Laurent.
A entrada é gratuita, você pode entrar e andar pelos corredores e andares do hotel sem problema algum. Quem quiser também pode almoçar/jantar no lugar e ter uma experiência de “rei”.
Quartier Petit Champlain
A rua mais famosa e charmosa da cidade — quiçá do mundo — é uma parada obrigatória em sua visita pela cidade.
Caminhando por todo o quarteirão, podemos observar diversas construções históricas, uma mais linda que a outra. Nelas, encontramos diversas lojas de lembranças, cafés e muito mais.
Durante o inverno ela consegue ficar ainda mais linda, sendo enfeitada com diversas esculturas de gelo.
Funiculaire du Vieux-Québec
Apesar desse nome estranho, o Funicular da Antiga Québec, é uma espécie de vagão panorâmico sobre trilhos que sobe um morro bem íngreme que liga a rua Petit Champlain e a parte alta da cidade em frente ao Château Fronternac.
De dentro do vagão, temos uma bela vista do rio Saint–Laurent e parte baixa da cidade antiga. Para se ter uma ideia, o ângulo de subida é de 64º, subindo uma altura de quase 60m. O custo do bilhete de travessia é CAD 3,75.
Rua Notre-Dame-des-Victoires
Localizada próxima a Petit Champlain, nessa rua encontramos uma igrejinha bem charmosa que leva o mesmo nome da rua. Ela é a igreja construída de pedra mais antiga da américa do norte, tendo sua construção iníciada no ano de 1687.
Ainda em frente à igreja, encontramos a Place Royale, praça onde se encontra o marco zero da cidade, onde no ano de 1608, Samuel de Champlain fundou a cidade.
Ao olharmos aos arredores nos sentimos em alguns séculos atrás. O local todo é cercado de construções que combinam as influências francesas e inglesas.
Musée de la civilisation
Para quem gosta de museus, o Museu da Civilização conta com diversas exposições permanentes e temporárias sobre sociedades do mundo antigo e atual, como por exemplo Nova França, Primeiras Nações e Quebec Moderna.
Muitas das atrações que aqui se encontram, são interativas, seja por áudio, vídeo ou tato. Certamente, esse é um museu que você não ficará entediado.
- Endereço: 85 Rue Dalhousie, Québec, QC G1K 8R2, Canadá
- Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 10h às 17h.
- Valor da entrada: CAD 11,00 até 30 anos e CAD 17,00 a partir de 31 anos.
Musée national des beaux-arts du Québec
Somente por sua arquitetura, o Museu de Belas Artes de Québec já vale a sua visita. O acervo de obras de artes permanentes e temporárias é bem grande.
Quem for visitar, reserve pelo menos umas 2, 3h para poder ver tudo com calma. O espaço conta também com tours guiados, workshops e até um café próprio.
- Endereço: 85 Rue Dalhousie, Québec, QC G1K 8R2, Canadá
- Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 10h às 17h.
- Valor da entrada: CAD 22,00.
Plaines d’Abraham
Ou Planícies de Abraão, local onde em 1759 ocorreu uma das mais importantes batalhas da américa do norte, entre o exército Britânico e Francês. O qual ficou conhecido como a Guerra dos 7 anos.
Nos dias atuais, o local é um enorme parque com diversos jardins, lugares para prática de esportes e até alguns pontos bem interessantes para a observação do rio Saint–Laurent. Durante o inverno, há também uma enorme pista de patinação do gelo.
Como levar dinheiro em viagens internacionais.
Marché du vieux-Port de Québec
O Marché du vieux-Port de Québec é o mercado público da cidade, que fica localizado no antigo porto de Québec.
Como em uma típica feira, você encontrará diversos stands de frutas e verduras. Aqui é um ótimo lugar para achar alguma lembrança para a sua viagem, pois você encontrará diversos produtos locais, entre eles o famoso Mapple Sirup.
Quem quiser pode aproveitar ir ao horário do almoço ou para fazer um lanche, pois há diversos restaurantes e lojinhas de comidas, onde você encontrará vários tipos de comidas e bebidas. Tanto locais a importadas.
O antigo mercado fica no endereço 160 Quai Saint-André, Québec.
Gare du Palais
A rodoviária/estação de trem da cidade, vale a pena visita simplesmente por sua construção magnífica.
Quem vier a cidade de ônibus ou trem, certamente passará por aqui. Localizada na parte baixa da cidade, próxima a antiga cidade. Sua construção lembra um mini castelo.
Parlement du Québec
Com 8 andares e mais de 52m de altura, nesse edifício, que foi construído no ano de 1877, encontra-se a Assembleia Nacional de Québec.
O legal aqui é que você pode fazer uma visita guiada em grupo pelas instalações do prédio. Ela é gratuita e tem uma duração de aproximadamente 75 minutos.
Onde fica: 1045 Rue des Parlementaires, Québec, QC G1A 1A3.
Observatoire de la Capitale
Há poucas quadras do Parlement du Québec, encontramos esse que é um dos prédios mais altos da cidade. Chamado de Observatório da Capital em tradução direta.
Lá do alto podemos ter uma real dimensão do tamanho da cidade, com uma vista da parte sul e oeste da cidade a mais de 220m de altura.
O observatório fica localizado no edifício Marie-Guyart no endereço 1035 Rue de la Chevrotière, Québec. Já o valor de entrada custa CAD 14,75.
Chute Montmorency
As Cataratas Montmorency ficam um pouco afastadas do centro da cidade, a cerca de 10km. Porém é um lugar que vale a pena a visita, independente da estação do ano.
Com seus 83m de altura na maior queda, ela é mais de 20m mais alta que as Cataratas do Niágara para você ter uma ideia. O local em si é um enorme parque que você encontra diversos lugares para caminhada e pontos de observação das cataratas.
Por cima da maior das quedas há uma ponte suspensa que liga as duas margens, tendo uma vista deslumbrante da água passando por baixo de você.
Quem quiser, pode se aventurar por uma tirolesa passando bem em frente, próxima a catarata, entretanto, ela só funciona durante o verão. Além disso, você encontra uma escadaria de madeira que te leva lá da parte alta do parque até a sua parte inferior. Durante o inverno, com o rio congelado, você consegue andar sobre ele e chegar bem próximo ao “pé” da catarata.
Para finalizar, ainda é possível fazer um passeio de teleférico da parte alta até lá embaixo, ao custo de CAD 14,57. A entrada do parque custa CAD 6,96. O parque fica no endereço 2490 Ave Royale, Quebec City, Quebec.
Partida de Hockey
Se você assim como eu quando fui pra lá, nunca assistiu a uma partida de Hockey no gelo, essa é a sua chance.
Québec City tem um time de Hockey chamado Remparts, mas infelizmente ele não faz parte da NHL, que é a principal liga de hockey da américa do norte. Hoje o time participa apenas da liga juvenil, mas é responsável por revelar grandes nomes canadense para o esporte.
Apesar de não ser um time que disputa a liga principal, ainda assim os jogos têm um grande nível técnico. Outra vantagem que por não ser uma partida da NHL, onde os ingressos são muito caros, aqui os ingressos são bem mais em conta. Então para quem apenas quer ver como é uma partida pessoalmente assim como eu, certamente é uma atração que vale a pena.
Os Remparts jogam na moderníssima Vidéotron Arena, inaugurada no ano de 2015. Os jogos do time quase sempre têm casa cheia.
Aquarium du Québec
O aquário de Québec conta uma diversidade enorme de espécies de peixes e algas. Sendo que o aquário principal é tão grande, que você passa por um túnel no meio dele, todo transparente, se sentindo estar dentro dele.
Há ainda uma sala escura, onde os aquários contêm algas e umas espécies de águas vivas que brilham no escuro. Você terá a oportunidade também de ver de perto e até tocar em arraias.
Por fim, na parte externa do local, existe uma área com um tanque, cheio de leões marinhos. Como a lateral desse tanque é transparente, quando os instrutores vão dar comida, você consegue observar toda a reação deles ao receberem comida.
- Endereço: 1675 Avenue des Hôtels, Québec, QC G1W 4S3, Canadá.
- Valor da entrada: CAD 21,00.
Québec City no inverno
O inverno rigoroso que assola a cidade por praticamente 6 meses do ano, tendo dias em que a temperatura mínima chega próximas aos -30º C.
Entretanto, isso não pode ser o motivo de deixar de visitar a cidade nessa época do ano, que por sinal, fica ainda mais bonita no meu ponto de vista. Diversas atrações ficam ainda mais interessantes nesse período do ano e outras exclusivas, que só durante o inverno ocorrem na cidade e abaixo listarei algumas das que eu mais gostei.
Les Glissades de la Terrasse
Apesar do nome difícil, nada mais é do que o tradicional tobogã de inverno que funciona próximo ao Château Frontenac desde 1884. Ou seja, é uma tradição centenária já.
Village Nordik
Durante o inverno, a marina Bassin Louise, localizada ao lado do Mercado do Velho Porto de Québec, fica completamente congelada e coberta de neve.
O Village Nordik oferece para a gente a experiência de pesca no gelo ao ar livre ou em um iglu. Apesar de o iglu ser inflável e não de gelo.
Pescar no gelo era uma experiência que sempre quis ter e pude realizar lá. Apesar de não ter pescado nada hahaha, mas mesmo assim foi muito divertido.
A pesca no gelo ao ar livre custa CAD 15,00 por pessoa. Já quem quiser pescar no iglu, o custo é de CAD 150,00 por iglu. Todos os equipamentos já estão inclusos
SKYSPA Québec
O SKYSPA é um spa que fica localizado no topo de um edifício. Lá do alto na área externa a uma jacuzzi enorme com água aquecida e outra piscina a temperatura ambiente.
Até aí tudo bem, é um spa como qualquer outro com massagens, saunas e tudo mais. Ele também funciona durante o ano todo, mas eu coloquei aqui na parte de inverno, justamente para tornar a experiência ainda mais desafiadora, pois você estará na cobertura de um prédio a sei lá, -10, -20ºC em uma jacuzzi rodeada de neve.
Eles ainda têm um “ritual” digamos assim de purificação, onde você fica em uma sauna a quase 40º C por alguns minutos, depois corre para a área externa, entra na piscina a temperatura ambiente — sim isso mesmo que você leu — e em seguida vai para a jacuzzi aquecida na área externa.
O spa fica localizado no endereço: 2828 Boulevard Laurier #17, Quebec City, Quebec G1V 0B9.
Île d’Orléans
Na ilha de Orléans em si não tem muita coisa para se fazer que me chamou a atenção. Exceto um tal de passeio de trenó com cachorros, novamente algo que eu só tinha visto em filmes e desenhos, tive a chance de realizar em minha viagem por lá.
O passeio dura um pouco mais de 1h por um circuito tracejado na neve, que percorre locais no meio da mata fechado e outros locais abertos, um cenário mais lindo que o outro.
No trenó vai duas pessoas, uma de pé que fica responsável por frear quando preciso — por que se depender dos cachorros eles não param nunca, amam correr — e a outra pessoa sentada não precisa fazer basicamente nada, a não ser admirar a paisagem.
Sobre esse passeio eu escrevi um post somente para ele, confira como foi o passeio de trenó na neve com cachorros.
O local fica no seguinte endereço: 186 Côte Lafleur, Saint-Jean, Quebec.
Patinoire Place d’Youville
A praça de Youville fica localizada em frente ao portão Saint Jean, um dos principais que dão acesso a antiga Québec City que eu já comentei aqui.
Durante o inverno ocorre a pista de patinação ao ar livre. Patinar no local é grátis, porém se você não tiver equipamento de patinação, pode alugar por ali mesmo.
A melhor parte é que não tem tempo estipulado, mesmo alugando o equipamento, você pode ficar lá por quanto tempo quiser. Sem contar que a vista que temos do portão Saint Jean de lá simplesmente incrível.
Parc de l’Amérique-Française
O que diferencia esse parque de todos os outro no inverno, é que rola uma competição de esculturas de neve e gelo no local e as mesmas ficam em exposição durante o inverno inteiro.
Em cada escultura, existe placas contanto o significado e mostrando quem são os criadores e de quais países eles são. Sim, há pessoas e equipes de diversas partes do mundo que participam dessa competição.
O parque está localizado no endereço: 50 Rue de l’Amérique-Française, Québec.
Centre De Ski Le Relais
Esquiar foi uma das experiências mais incríveis que já tive. Se você estiver na cidade no inverno, não deixe de conhecer alguma estação de esqui.
Apesar de haver várias pela região, eu cito essa pois no local há várias pistas para todos os níveis, das mais fáceis a difíceis. Além de uma pista de treinamento.
Se você nunca esquiou, recomendo que faça o treinamento de 1h, pois com apenas algumas dicas você estará pronto para esquiar por diversas pistas e terá um proveito maior da sua estadia no lugar.
Infelizmente o local fica um pouco afastado da cidade, a cerca de 20km e não há linha de ônibus até lá. Mesmo que vá de Uber, assim como a gente foi, para voltar de lá, não conseguíamos carro algum, e tivemos que andar um monte até conseguir um.
Endereço da estação de esqui: 1084 Boulevard du Lac, Lac-Beauport, QC G3B 2P9, Canadá.
Village Vacances Valcartier
O complexo Valcartier tem atrações durante o ano todo, mas é no inverno que eles têm o chamado Centre de jeux d’hiver (Centro de jogos de inverno). Que é considerado o maior das américas.
Entre as principais atrações, estão diversos tobogãs com boias no gelo, rafting na neve, patinação no gelo, entre outros.
- Endereço: 2280 Boulevard Valcartier, Saint-Gabriel-de-Valcartier, QC G0A 4S0, Canadá
- Valor entrada: a partir de CAD 29,99.
Hotel de Glace
Localizado no mesmo complexo Valcartier, o hotel de gelo é um dos lugares imperdíveis no inverno de Québec City, tanto que fiz um tópico só para ele.
Considerado o maior hotel de gelo do mundo, ele foi criado pela primeira vez em 2000, e a cada inverno que chega, ele é construído com um formato e uma temática diferente.
Cada quarto tem uma decoração diferente uma da outra, tirando o colchão e as roupas de cama, todo o resto é feito de neve e gelo. Quem quiser, pode se hospedar nos quartos. Mas já vou avisando que o preço é bem salgado.
No hotel ainda há um bar com música ambiente em que os drinks também são servidos em copos de gelo.
- Valor entrada: CAD 18,99.
Então pessoal, esses foram os lugares que visitei durante minha viagem por lá no ano de 2017. Pode ser que algumas coisas tenham alterado ou até nem existam mais. Porém eu não podia deixar de registrar aqui no blog uma das minhas viagens mais marcantes, afinal foi aqui que realizei o meu sonho de conhecer a neve.
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.