Maior cidade do Canadá, Toronto abriga mais de 25% da população do país. Além de ser o coração financeiro e econômico do país, a cidade nos oferece algumas atrações bem interessantes e nesse post você conhecerá o que fazer em Toronto.
Essa foi a segunda vez que venho ao Canadá, mas na primeira vez eu somente fiz conexão em Toronto, não cheguei a conhecer a cidade. Já dessa vez a viagem foi um pouco diferente, vim a trabalho por uma semana, mas ainda assim deu para conhecer muita coisa nos dias que lá estive.
O que fazer em Toronto: Atrações pagas
Começando pelas atrações pagas na cidade. Assim como já vi outras pessoas comentando, o valor para acesso as principais atrações da cidade são bem salgadas, principalmente quando convertemos para real. Eu não tive tempo de visitar todas, acabei deixando os museus de fora, pois como eu estava trabalhando até as 17h, e os museus fechavam por esse horário, ficaram inviáveis para eu visitar.
No momento que escrevo esse post o dólar canadense (C$) estava custando R$4,00. Lembrando que os preços no Canadá funcionam similar aos Estados Unidos, com o imposto sendo cobrado separado do valor, geralmente algo em torno de 13%.
CN Tower
Começando pelo cartão postal da cidade e atração mais requisitada, a CN Tower é uma enorme torre com 553m de altura até o topo da antena, podendo ser vista de diversos pontos da cidade.
O observatório 360º fica a uma altura de 346m e custa C$45 + impostos. Para quem quiser pode almoçar e jantar no local e ter uma experiência ainda mais completa. Pagando C$10 a mais pode subir até o próximo observatório, que é um pouco menor e fica a 447m de altura.
Já para os mais corajosos, tem o Edge Walk, onde você dá a volta no observatório andando na borda da parte externa do observatório, amarrado por cordas. Os valores iniciam em C$195.
Ripley’s Aquarium of Canadá
Se eu tivesse disponibilidade de visitar algum museu, talvez teria deixado o Ripley’s Aquarium de fora. Como recentemente visitei o aquário de Lisboa, não estava assim com tanta vontade de visitar outro, principalmente pelo valor de C$44,00.
Felizmente eu acabei indo e me surpreendi positivamente com o lugar. Mesmo eu gostando bastante do aquário de Lisboa, o de Toronto realmente me surpreendeu.
A quantidade de peixes e outros animais marinhos que eu nunca tinha nem ouvido falar era enorme. Sem contar com a estrutura do lugar, eles realmente sabem como entreter tanto crianças como adultos por lá. Além dos aquários havia diversas atividades iterativas, entre elas o simulador de tsunami e também o simulador das eclusas que fazem os navios irem do mar até os grandes lagos.
Casa Loma
Apesar do nome “Casa”, a Casa Loma, que em espanhol significa casa na colina, é um castelo Neorromântico construído em 1914 a pedido financista Sir Henry Mill Pellatt e hoje pertence a cidade de Toronto, sendo uma das principais atrações da cidade.
Aqui você pode visitar maior parte do castelo, entre eles tuneis e passagens secretas, além de ter uma vista da cidade do alto das suas torres. O valor da entrada custa C$40,00 e o local funciona diariamente das 09:30 as 17h.
Royal Ontario Museum (ROM)
O Museu Real de Ontario é o maior museu do Canadá e nos leva a uma viagem de mais de 4,5 bilhões de anos até os dias atuais. Entre as principais exposições estão as de dinossauros, múmias, arquitetura chinesa, objetos indígenas, além de meteoritos e pedras preciosas.
O local funciona de terça a domingo das 10h às 17:30 e custa C$23.
Outras atrações pagas
O Toronto Zoo, maior zoológico do país com mais de 5.000 animais. Já o Ontario Science Centre conta com mais de 500 exibições iterativas além de poder participar de demonstrações cientificas ao vivo.
Já deu para perceber que tem bastante coisa interessante paga para fazer. Ficou com vontade de visitar todas?. Utilizando o CityPass Toronto você tem direito a visitar 5 atrações, pelo valor de C$105,97 + impostos. tendo um desconto de 38%.
As atrações são:
- CN Tower
- Ripley’s Aquarium of Canada
- Casa Loma
- Royal Ontario Museum
- Toronto Zoo ou Ontario Science Centre
Lembrando que é possível comprar o CityPass no dia. Há um estande de vendas em frente ao CN Tower. O CityPass é valido por 9 dias a partir da primeira utilização.
Leia também: 27 lugares para visitar em Quebec City
O que fazer em Toronto: Atrações gratuitas
Chegamos na parte que eu sempre mais gosto, turistar sem gastar dinheiro! Para ajudar a maioria das atrações se encontram no centro de Toronto, podendo fazer a pé e assim já ir explorando mais a cidade.
Union Station
A Union Station é o principal Hub de transportes da cidade. Aqui você encontra estação de trem e principal estação de metro da cidade. Se você vir do aeroporto de trem, provavelmente desembarcará nela para pegar o metro e seguir para algum outro canto da cidade.
A estação é realmente muito bonita e provavelmente utilizará ela em algum momento em sua visita a Toronto. Sua construção teve início em 1913 e foi inaugurada em 1927. Não deixe de visitar seu interior e principalmente o chamado “Great Hall”, principal lobby da estação, que chama a atenção pela altura do seu pé direito e sua iluminação natural com suas enormes janelas de vidro.
Saint Lawrence Market
Mercado municipal localizado na velha Toronto, no Saint Lawrence Market você encontrará além dos tradicionais quiosques de frutas e carnes, lojas de lembranças, entre outros.
Confira também a Market Street, rua localizada na lateral do mercado. Essa rua é fechada para carros e cheia de mesas dos mais diversos bares e restaurantes que ali se encontram.
Nathan Phillips Square
Nessa praça, encontramos a prefeitura de Toronto, um prédio bem moderno com uma arquitetura peculiar cheio de curvas. Em sua frente há um espelho da água com a tradicional letreiro”Toronto” que atrai sempre muitos turistas.
Na lateral da praça, vemos o prédio da antiga prefeitura da cidade, que na minha opinião é muito mais bonito e imponente. Ele foi ameaçado de demolição para construção de novos prédios, mas por grande oposição da população isso não aconteceu. Hoje ele abriga as cortes judiciarias municipais de Toronto.
Yonge-Dundas Square
Conhecida como a Times Square de Toronto, devido à enorme quantidade de grandes painéis de LED espalhados aos arredores da praça. Nela também havia muitos artistas de rua e algumas feirinhas acontecendo no dia que passei por lá.
Chinatown e Kensington Market
Por estarem bem próximos um dos outros eu os coloquei juntos aqui. A Chinatown de Toronto é um ótimo lugar para comprar souvenires da cidade. Os preços praticados comparado a outros pontos da cidade são bem melhores, por exemplo, um imã ou chaveiro igual aos vendidos aos arredores da CN Tower chegam a custar praticamente a metade do preço.
Já Kensington Market é um bairro boêmio, onde você encontrará diversos bares, restaurantes e algumas mercearias e mercadinhos especializados. Caminhando por suas ruas você verá diversas ruas e fachadas grafitadas também.
Yorkville
Um dos bairros mais chiques da cidade, Yorkville está bem próximo do centro da cidade. Ao chegar lá você já notará a diferença pela enorme variedade de carros de luxo circulando pela região.
Em Yorkville, visite principalmente a Bellair Street e Cumberland Street, que são as ruas mais bonitas. Aqui você encontrará diversos restaurantes e muitas lojas de luxo como Gucci, Chanel, Balenciaga, entre outras.
Por fim, no mapa abaixo, eu marquei as principais atrações de Toronto, comentadas nesse post para facilitar a sua localização por lá.
Como ir do aeroporto de Toronto até o centro da cidade
A cidade de Toronto é servida por dois aeroportos, o Billy Bishop que fica numa ilha em frente a região central da cidade, porém só recebe voos nacionais e o Pearson que é o principal e recebe voos internacionais, inclusive vindo do Brasil.
Como o Pearson Airport é o que fica mais afastado do centro da cidade e é o que será usado pela maioria das pessoas que estarão chegando na cidade, vou mostrar aqui as duas formas mais baratas para chegar até o centro da cidade, pois o centro é onde eu acredito que você deveria se hospedar, pois como já mostrei anteriormente, a maioria das atrações se encontram por lá.
Iniciando pelo meio mais prático, é utilizando o trem da Up Express. Com esse trem em aproximadamente 25 minutos você chegará até a Union Station fazendo bem poucas paradas. O custo do bilhete é de C$12,35, ou se tiver o PRESTO Card (cartão de vale transporte da cidade) o valor cai para C$ 9,25.
Já a opção mais barata é utilizando o ônibus 900 (Pearson Airport) até a estação Kipling, de lá pegar o metro na linha verde até a estação St. George. Nessa estação você pode fazer a baldeação com a linha amarela e seguir sentido centro até a Union Station por exemplo, gastando apenas C$3,25. O bilhete pode ser comprado diretamente no aeroporto nos totens ou guichê.
Para saber tudo sobre o transporte público de Toronto, confira esse post aqui onde eu conto todos os detalhes de como utilizar o transporte público lá.
Catarinense morando em Curitiba, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e pós graduado em Gestão de Banco de Dados pela PUC-PR, que fez seu primeiro mochilão aos 24 anos, se apaixonou e nunca mais conseguiu parar.